

O Método Criado por Joseph Pilates
A história do Pilates começa em 1883, com o nascimento do nosso guru do exercício, o criador do método Joseph H. Pilates. Ele nasceu em 9 de dezembro, numa cidadezinha perto de Dusseldorf, Alemanha.
Seu pai era um premiado ginasta de descendência grega. Sua mãe era uma naturopata, que acreditava no estímulo ao corpo para a autocura, sem medicamentos ou cirurgias, preferindo usar remédios naturais como ervas e alimentos. Algumas literaturas apontam o nascimento de Joseph em 1880, pois o registro de crianças naquela época demorava alguns dias.
A filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai foram as grandes influências de Pilates para suas ideias. Pilates foi uma criança doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Ele decidiu superar suas desvantagens físicas e dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força. Pilates passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde. Se focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção.
Na adolescência, Joe começou a estudar e aprofundar seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Por volta dos 14 anos, ele possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia. Pilates adorava esquiar e estar ao ar livre. Praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica. As atividades influenciaram na técnica de Pilates, como o Long Stretch e o Up Stretch no Reformer, semelhantes a posições da ioga, exercícios de socos inspirados nas artes marciais e movimentos na Chair, similares à ginástica olímpica. O movimento natural dos animais também inspirou Pilates, a exemplo do Cat Stretch no Cadillac.
COMO SURGIRAM OS EQUIPAMENTOS DE PILATES
Em 1912, Joseph Pilates se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres. Dois anos depois, em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, Joe foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas.
Foi aí que o método começou a ganhar forma. Pilates foi levado para o campo de concentração da ilha de Man, onde começou a desenvolver intensamente o seu conceito de exercícios, que chamou de “contrologia”.
Depois da guerra, Pilates voltou para a Alemanha e colaborou com especialistas importantes na dança e nos exercícios físicos, como Rudolf Laban. Em Hamburgo, lutou boxe quando ainda era uma prática ilegal. Aparecendo constantemente na mídia, foi convidado a treinar os policiais de Berlin e mais para frente foi pressionado a treinar membros do exército alemão. Joseph deixou a Alemanha em 1926, decepcionado com a situação política e social de seu país. Ele imigrou para os Estados Unidos, abandonando de vez o boxe.




O CASAL DE NEGÓCIOS
Na viagem para os Estados Unidos, no navio Westhpalia, conheceu sua futura esposa, a jovem enfermeira Anna Clara Zuener. Esta foi a terceira esposa de Joseph. A primeira faleceu em 1913, lhe deixando uma filha – Helene. Teve um relacionamento curto com a segunda mulher, Elfriede, até ser levado como prisioneiro na primeira Guerra Mundial.
O casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque, por volta de 1929. O espaço ficava na Oitava Avenida, em um prédio cheio de artistas e próximo de vários estúdios de dança. Isso permitiu que renomados coreógrafos e dançarinos descobrissem o método de Joseph, como George Balantine e Martha Graham.
Joseph e Clara foram naturalizados em solo americano em 1933. Em seguida, ele publicou seu primeiro livro sobre o método de exercícios que inventou. “Your Health: A Corrective System of Exercising That Revolutionizes the Entire Field of Physical Education”. O segundo livro, Return to Life Through Contrology, foi lançado em 1945.
A proximidade com o mundo da dança tornou o método Pilates famoso entre os bailarinos e atores de Nova Iorque, que buscavam desenvolver força e postura, além de usar os exercícios para a reabilitação. Os exercícios de Pilates têm muitas referências ao balé clássico, como os alongamentos no Barrel e no Cadillac.
A popularidade só aumentava, e na década de 60 o estúdio começou a ser conhecido também fora de Nova Iorque. Joseph e Clara ensinaram e supervisionaram seus alunos ativamente até esse período. O método que chamaram originalmente de “contrologia” ensina que a mente deve controlar os músculos. Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter oequilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. A técnica de Pilates promove a consciência da respiração e da postura.
O LEGADO DE JOSEPH PILATES
Joseph Pilates manteve seu corpo em forma durante toda a vida, com um excelente físico mesmo na idade avançada. Suas fotos comprovam os resultados dos exercícios e do seu estilo de vida saudável. Conta-se que era um instrutor muito rígido e comprometido com sua filosofia.
Ao longo da sua carreira de 38 anos, ele ensinou mais de dois mil alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores, membros da realeza e da alta sociedade de Nova Iorque.
Ele morreu aos 83 anos de idade, em 1967, em Nova Iorque. A causa de sua morte nunca foi confirmada. Alguns dizem que ele faleceu após um incêndio no seu estúdio, outros afirmam que teve complicações respiratórias, agravadas pelos cigarros e charutos que fumava. Outros ainda acreditam que foi por causa da idade avançada.
Apesar de Joseph e Clara não terem tido filhos, seu legado e as técnicas de exercícios foram preservados por seus seguidores, responsáveis por difundir o método, entre eles Ron Fletcher e o poeta Robert Fitzgerald.
Hoje, o método Pilates é conhecido em todo o mundo e seus benefícios são estendidos a todas as pessoas, de idades, tamanhos e condições físicas diferentes.
Fonte: Revista Pilates


Conheça os benefícios de praticar Pilates
-
Aumenta a resistência física e mental;
-
Melhora a coordenação motora;
-
Promove a saúde das articulações;
-
Alivia dores musculares;
-
Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
-
Previne contra a osteoporose;
-
Promove relaxamento, o bem-estar;
-
Eleva a autoestima;
-
Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
-
Melhora a postura e a resistência muscular;
-
Expande a consciência corporal;
-
Ajuda no controle de peso;
-
Fortalece os músculos abdominais;
-
Pilates emagrece, tonifica e modela o corpo, além de melhorar a postura.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|---|
![]() | ![]() |