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Pilates e Escoliose

Atualizado: 1 de ago.

O que é


escoliose?

Escoliose é uma condição tridimensional, caracterizada por uma torção anormal da curvatura da coluna e tronco.

Embora muitos adultos com escoliose não tenham dor ou incapacidade devido à sua escoliose e, importante, podem nunca obtê-la, algumas pessoas podem estar em risco de progressão de curva e/ou dor no futuro.



De acordo com as Diretrizes sosort 2011 (Sociedade Científica Internacional sobre Tratamento Ortopédico e de Reabilitação de Escoliose) o aspecto tridimensional da escoliose significa que há uma curvatura lateral no plano frontal, uma rotação axial no plano transverso e mudanças nas curvas de


lordose e cifose.

Como saber se você tem escoliose?

A avaliação da escoliose é um processo muito complexo realizado por um médico especializado nessa condição. Isso significa que se você fez um pilates rolar para baixo e foi dito que você tem escoliose porque eles passaram os dedos para baixo sua coluna nesta posição, este pode não ser o caso.

Durante uma avaliação, o histórico médico dos clientes está sendo feito, um exame físico será realizado e normalmente algum tipo de imagens será tirada (raios-x ou ressonância magnética comumente). Um teste simples chamado teste de Adam's Forward Bend é frequentemente usado como uma tela inicial em crianças ou adolescentes. É quando você se inclina para a frente com os pés juntos e dobra para 90 graus na cintura, mantendo sua coluna reta. Este é um teste simples que age como uma tela inicial, mas não pode determinar com precisão o tipo de curva ou grau de deformidade.

O grau de curva é medido pelo método Cobb que dá um grau e, portanto, a gravidade. Um diagnóstico positivo é de 10 graus, mas pode ser maior dependendo da gravidade. Muitas vezes a escoliose é diagnosticada em crianças ou adolescentes e os pacientes são educados sobre seu tipo de escoliose e tratamentos disponíveis. O risco de progressão também será avaliado pela avaliação da maturidade esquelética e da magnitude da curva. É por isso que quanto mais cedo a escoliose é diagnosticada em crianças, mais cedo o tratamento pode começar e o risco de progressão minimiza.


Tipos de escoliose

A escoliose pode ser classificada como idiopática, congênita ou neuromuscular.

O tipo mais comum de escoliose é a escoliose idiopática. O termo "idiopático" é usado quando nenhuma doença subjacente pode ser identificada e a escoliose é provavelmente devido a várias causas. Isso representa cerca de 80% dos casos. Pesquisas também sugerem que a progressão da escoliose idiopática é encontrada no auge da fase de crescimento de alguém. Isso significa que, para as meninas, muitas vezes tem entre 11 e 13 anos para meninos, 13-15 anos.

Congênita significa que tem resultados devido a uma malformação de uma ou mais vértebras no embrião.

A escoliose neuromuscular é responsável por toda a escoliose que é secundária a uma condição neurológica ou muscular, como paralisia cerebral, distrofia muscular e espinha bífida.

Segundo a SOSORT "as causas estão sendo procuradas em desordens congênitas ou adquiridas da estrutura vertebral, como estrutura assimétrica do tronco cerebral, comprometimento sensorial e de equilíbrio, distúrbios da plaqueta sanguínea e função de colágeno.". (2016 DIRETRIZES SOSORT: tratamento ortopédico e de reabilitação da escoliose idiopática durante o crescimento).




Sinais e sintomas de escoliose

Existem vários sinais e sintomas que estão associados à escoliose que inclui:

  • Ombros são irregulares com uma ou ambas as escápulas saindo

  • Sua cabeça não está centrada no meio da pélvis.

  • Um ou ambos os quadris são elevados ou extraordinariamente altos

  • Suas costelas estão em alturas diferentes e a cintura é desigual

  • A aparência ou textura da pele sobrepondo as alterações da coluna vertebral (covinhas, manchas peludas, anormalidades de cor)

  • O corpo inteiro se inclina para um lado

Normalmente, quando você está olhando para alguém de pé por trás, a coluna deve aparecer em linha reta. No entanto, se a escoliose estiver presente, a pessoa pode parecer que tem uma coluna com forma de S ou C e está inclinada para um lado.

Além disso, ao observar pelos lados, uma coluna normal deve aparecer ligeiramente curvada para dentro (lordose) na parte inferior das costas e atrás do pescoço e para fora (kyphosis) ao redor da pelve e do meio das costas. Na escoliose, um lado em qualquer uma das áreas acima pode parecer mais proeminente ou lisonjeiro do que o outro, mas nem sempre é o caso.


Minha escoliose progredirá? O que devo fazer para ajudar?

Seu risco de progressão é muitas vezes durante a avaliação inicial e com acompanhamentos com o especialista. No entanto, recomenda-se que você comece algum tipo de tratamento rapidamente. Seu especialista muitas vezes recomendará exercício, preparação, observação ou cirurgia, dependendo da gravidade da curva. Estes visam reduzir deformidades severas do tronco que podem afetar significativamente sua qualidade de vida e incluem:

  • Aparência

  • Nível de incapacidade

  • Dor nas costas

  • Bem-estar psicológico

  • Função de respiração


O que posso fazer se fui diagnosticado com escoliose?


Na escoliose, o tratamento terapêutico é frequentemente fornecido por um especialista e pode tomar muitas formas. Se você foi diagnosticado com escoliose, Pilates com equipamentos específicos de Pilates é uma ferramenta incrível para auxiliar na sua reabilitação e é um dos métodos utilizados. O mais importante é que você veja alguém com uma forte compreensão da escoliose e o que ela é.


Durante uma avaliação inicial do Pilates, não estamos tentando diagnosticar sua escoliose. Em vez disso, estamos coletando informações que ajudarão a fornecer consciência dos padrões de movimento que poderiam contribuir para o seu padrão de escoliose. Por sua vez, isso ajudará você a recuperar sua função no seu dia a dia e ajudá-lo a trabalhar em direção aos seus objetivos pessoais.


Na fase inicial de tratamento, o plano sagital é abordado primeiro, garantindo que haja uma coluna corrigida, estável e alongada. O objetivo é abrir as áreas compactadas para que possam ser expandidas com a ajuda da respiração


No estúdio de Pilates, a maneira mais fácil de ajudá-lo com maior consciência corporal, especialmente nas primeiras sessões, é ótimo começar deitando-se de costas. O piso fornece feedback para que exercícios básicos de estabilidade, com

arcos de braço, aberturas de joelho dobrados possam começar. Além disso, se você tem escoliose, a gravidade às vezes pode ser o pior inimigo, por causa da atração natural e compressão da coluna vertebral que pode afetar ainda mais a condição.




Almofadas pequenas, pequenas toalhas enroladas ou algo como um rolo, também podem ser usadas sob quadris, costas inferiores, costelas ou omoplatas para colocar a coluna em uma posição mais neutra. O objetivo dos adereços é abrir as concavidades em vez de afundar mais fundo nas curvas da escoliose, promovendo assim um melhor alinhamento. Vale lembrar que se você tem escoliose, pode ser difícil se sentir confortável em alinhamento neutro, portanto, construir a consciência corporal com o máximo de feedback possível é uma



O core e escoliose


Uma coluna corrigida, estável e alongada deve sempre partir da "base" – que é a pelve e o núcleo. A escoliose é basicamente uma condição de instabilidade espinhal e o local mais comum que vemos instabilidade é na coluna lombar. Um fator de risco para a instabilidade da coluna vertebral pode ser um núcleo enfraquecido ou descondicionado.


O core é um conjunto complexo de músculos locais (profundos) na pelve e tronco que ajudam a estabilizar a coluna vertebral. Os principais músculos do núcleo são os abdominais na frente, os oblíquos nas laterais, os músculos inferiores das costas, o diafragma na parte superior e o assoalho pélvico na parte inferior. O termo "músculo local" refere-se aos músculos próximos aos ossos e articulações. Normalmente, eles não são produtores de movimento, mas quando eles são fortes eles fornecerão rigidez suficiente para permitir que o movimento de uma articulação aconteça de forma eficiente e com o mínimo de esforço possível. Uma vez que a escoliose é uma condição de instabilidade, esses músculos devem ser fortes para suportar a coluna vertebral.


A estabilidade do núcleo é um dos principais princípios do pilates, juntamente com a respiração e o alongamento axial. Precisamos de um controle central adequado para criar uma "base" estável para evitar lesões. Se seus músculos principais são fortes e estáveis, então o risco de dor causada pela escoliose diminui. O importante a lembrar é que seu núcleo trabalha tão duro quanto precisa para estabilizar um movimento. Isso significa que quando você levanta algo pesado, os músculos trabalham mais.

Infelizmente, há casos em que as pessoas tentam ativar demais seu núcleo por meio de um bracing. Este é outro exemplo do núcleo não funcionar eficientemente, pois pode criar pressão desnecessária que, por sua vez, limitará o movimento e a respiração ao lado dele também. O núcleo deve, portanto, encontrar o máximo de ativação necessário com o mínimo de esforço possível.




Um exemplo simples de como você pode sentir a estabilidade do núcleo é deitado de costas com os braços esticados na sua frente. Tenha alguém gentilmente pressionado em seus braços e você vai sentir sua barriga funcionando. Se essa mesma pessoa continuar aumentando a quantidade de pressão sua barriga vai funcionar mais!


Com qualquer condição de instabilidade espinhal, as forças de cisalhamento compressivo podem causar e afetar ainda mais. Uma vez que uma base estável esteja no lugar, podemos começar a trabalhar no alongamento axial. O alongamento axial refere-se à maximização do alongamento da coluna vertebral para que possa proporcionar um espaçamento ideal das articulações durante os movimentos. Quanto mais pudermos trabalhar no alongamento da coluna vertebral, mais a consciência corporal começará a melhorar e o risco de cair em velhas posturas insalubres diminuirá.


Alguns exemplos que podemos usar no estúdio de Pilates está pendurado com as mãos em um bar, mas mantendo a pelve ou os pés em uma caixa de apoio para estabilização. Além disso, usando uma vara nas costas durante exercícios como quadrúpede pode garantir que a coluna permaneça estável enquanto os braços e pernas se afastam um do outro para criar esse alongamento tão necessário.





O mais importante a lembrar é que existem muitas maneiras pelas quais os exercícios podem ser usados e modificados no Pilates se você estiver com o instrutor certo. Elas são baseadas nas habilidades, limitações, fatores de risco e objetivos pessoais de um indivíduo.


A escoliose não pode ser revertida com exercícios de Pilates, mas o objetivo final é oferecer uma forma complementar de exercício que fortalecerá o corpo e construirá a consciência corporal, o que, por sua vez, diminuirá o risco de dor no futuro.


No Studio VitaCore Pilates em Sorocaba / Votorantim / Campolim, tratamos escolioses e diversos outros tipos de alterações da coluna vertebral.

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